sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dividindo curso de alfabetização que fiz em 2010.

                                       ALFABETIZAÇÃO

METODOLOGIA CLE (CONSTRUÇÃO DE LINGUAGENS ESSENCIAIS)



     FASE-1

LEITURA DO TEXTO DETONADOR

a)Leitura global do texto - a professora lê todo o texto para que o aluno tenha contato com o todo.

b)Leitura colaborativa-a professora faz nova leitura, parte por parte, fazendo comentários, antecipando junto com o aluno, as idéias da próxima página.

c)Exploração do texto - nova leitura colaborativa da linguagem verbal r extra verbal, enfatizando atitudes de personagens, falas, cenário, etc...

d)Leitura do texto no contexto- contextualização da história.

e)Registro em faixas de papel para colar na parede da sala: título da história, personagens ,etc.



         FASE-2

            RECONTO E ENCENAÇÃO



         Os alunos,com ajuda do professor, fazem o reconto do texto e a encenação do mesmo. È importante que todos participem.È o momento de envolvimento com as situações do texto vivenciando a fantasia,emoções, ressignificando o mundo e possibilitando a elevação da auto-estima; a participação de todos é importante,independente dos papéis que representam.



         FASE-3

         Discussão e reestruturação do texto: o professor reconstrói o texto com ajuda dos alunos. Pode haver negociação para entrada de novos personagens, novos acontecimentos.È importante preservar os valores do texto original que o professor se propôs a trabalhar.Negocia-se também a segmentação do texto para a construção do grande livro.



        





FASE-4

        

a)Construção do grande LIVRO –se os  alunos ainda não escrevem,a professora vai provocando as falas dos alunos para o reconto de acordo com a negociação feita na fase anterior, e registra no quadro. Logo em seguida escreve no papel craft todo o texto,uma parte em cada folha,com letra de imprensa maiúscula, deixando mais ou menos 1/3 de cada folha em branco, para a ilustração.

        

b)Após a escrita das páginas do livro, os alunos em grupo, irão fazer a ilustração.Cada grupo, ao pegar uma página, deverá fazer a leitura se necessário, ainda com ajuda da professora, antes de ilustrar.È um trabalho coletivo.

        

c)Leitura colaborativa do livro construído (linguagem verbal e extra verbal).

        

d)Os alunos deverão construir a partir do grande livro o pequeno livro. Se eles já escreverem,cada um deverá construir o seu.Caso ainda não consigam escrever, o texto poderá ser mimeografado mas a ilustração deverá ser do aluno. São importantes cuidados como a capa, nome do autor, ilustração. Obs:O grande e o pequeno livro constituem material a serem usados na fase seguinte.



        

FASE-5

         Atividade de conhecimento lingüístico( jogos e atividades em grupo. As atividades deverão ser elaboradas de acordo com as fases do desenvolvimento da leitura e da escrita em que os alunos se encontram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário